Como investir de forma segura e garantida o seu dinheiro para obter maiores rendimentos?

Iniciarei fazendo dois questionamentos para situações que hoje em dia fazem parte do cotidiano da maioria dos brasileiros, mas que no início foi difícil confiar.

  • você já fez alguma compra pela internet?
  • você já fez alguma operação no seu banco pela internet?

Acredito que a maioria responderá que sim, pois hoje a comodidade e a tecnologia estão presentes no nosso dia a dia e consideramos normal ambos os casos. Agora imagina a sua primeira compra ou transação no seu banco pela internet! Você certamente deve ter ficado desconfiado. A mesma situação vale para a comparação de se investir fora dos bancos tradicionais.

Vivemos de alguns anos para cá um movimento contínuo e crescente de clientes retirando seus investimentos e reservas financeiras dos bancos tradicionais e migrando para as corretoras ou distribuidora de valores, como por exemplo a XP, que é uma das maiores empresas de investimentos do Brasil. Alguns dos motivos para essa mudança são: isenção de taxas e tarifas, maiores e melhores opções para diversificar os investimentos, atendimento personalizado e principalmente a busca por uma rentabilidade superior ao dos investimentos oferecidos pelos bancos.

Seja lá qual for o motivo (comodidade, falta de conhecimento, tempo, insegurança, …) muitos brasileiros ainda desperdiçam a oportunidade de investir melhor o seu dinheiro e aumentar o seu patrimônio, conforme veremos na imagem abaixo (Fonte: Revista Exame – edição 1166 de 25/07/2018 – página 33):

Enquanto que no Brasil temos apenas 5% do total do setor de investimentos aplicados fora dos bancos, nos Estados Unidos esse percentual sobe para 87%. Estes dados demonstram o tanto que nós brasileiros ainda precisamos progredir nas finanças pessoais para deixarmos de perder dinheiro.

Tudo que é desconhecido acaba gerando medo ou insegurança para a grande maioria das pessoas. Quando envolve aspectos financeiros, o desconhecido gera ainda mais incerteza e medo, fazendo com que possamos perder oportunidades. Antes de simplesmente pensarmos ou falarmos que o dinheiro investido fora dos bancos é perigoso ou arriscado, devemos entender como funciona e as possibilidades seguras de investimentos que existem.

A XP é uma instituição financeira especializada na área de investimentos e que fornece aos seus clientes acesso aos vários tipos de produtos e investimentos de diversas empresas e instituições financeiras. A função da XP é intermediar o oferecimento de produtos de investimentos destas diversas empresas ao cliente final.

Uma dúvida muito comum quando a pessoa muda do banco para uma corretora, como a XP, é se existe o risco de perder o dinheiro ou qual a segurança dos investimentos?

Você já ouviu falar ou sabe o que significa FGC (Fundo Garantidor de Crédito)? 

O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, até os limites estabelecidos pela regulamentação, contra instituições financeiras a ele associadas, em caso de intervenção e liquidação extrajudicial e reconhecimento, pelo Banco Central do Brasil, do estado de insolvência de instituição associada.

Em outras palavras o objetivo do FGC é garantir segurança e tranquilidade ao investidor em suas aplicações. Os investidores conservadores que querem ter a segurança dos seus investimentos podem investir os seus recursos nos produtos abaixo e contar com a garantia do FGC.

A garantia do FGC funciona para todas as aplicações acima, limitada ao valor de R$ 250.000,00 por instituição financeira e por CPF/CNPJ, obedecendo o teto de R$ 1 milhão a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.

Além da garantia do FGC, existem agências de classificação de risco que avaliam constantemente a situação de empresas, bancos, governos e outras instituições, classificando os mesmos de acordo com uma escala de risco. Desta forma, o investidor consegue avaliar o quanto é arriscado ou não investir em determinada empresa.

Abaixo, segue apenas para efeito de comparação a classificação do Brasil pelas agências de risco:

Como podemos observar o próprio país não é considerado como 100% seguro para os investidores. Existem empresas brasileiras classificadas pelas agências de risco, como sendo mais seguras do que o próprio país. Esta classificação funciona como mais uma forma de orientação aos investidores.

Com estes dois instrumentos conseguimos mensurar o nível de risco e dependendo do tipo de investimento, contar com a garantia adicional do FGC em caso de algum tipo de problema.

Desta forma, não faz sentido você investir por exemplo em um CDB, LCI ou LCA dos grandes bancos tradicionais para ter um rendimento bem inferior do que o que você consegue em uma corretora, como a XP. Se você tiver a infelicidade de ter algum problema com um dos investimentos citados acima, seja ele feito através de banco ou da XP, terá a garantia do recebimento via FGC, conforme explicado anteriormente.

Clique aqui para assistir um vídeo explicativo sobre o FGC!

Clique aqui para conhecer os investimentos garantidos pelo FGC!

Clique aqui caso tenha alguma dúvida sobre o FGC!

Se você quiser abrir a sua conta gratuitamente na XP, sem cobrança de taxas ou tarifas de manutenção e contar com a minha assessoria, basta clicar na minha assinatura abaixo e preencher as informações solicitadas. Será um enorme prazer lhe auxiliar no universo dos investimentos! Consulte as condições necessárias para ter a assessoria.

Compartilhe

Fechar Menu